sábado, 21 de março de 2009

Um cardápio chamado moda


A moda está democratizada! Alguém decretou tal sentença. Isto significa que hoje tudo, ou quase tudo é permitido e possível em se tratando de vestimenta.
Ok. Mas analisando o aspecto empresário-comercial da questão: a cada nova estação, propostas são lançadas ao público e novas coleções são incorporadas aos pontos de venda. As semanas de moda surgem com este intuito, o de comercializar mais e mais peças. Mas estes eventos são idealizados camuflando a fachada comercial, para o público, são envoltos em uma atmosfera sedutora e construtora de sonhos e anseios. Novos desejos são criados e comercializados. A cada novo lançamento somos bombardeados com objetos atraentes, verdadeiramente desejáveis, e quando nos damos conta estamos mudando com a coleção.
Assim como as tendências, os gostos possuem prazo de validade, é um ciclo. O que era atraente e usável na estação passada, de acordo com a tendência atual passa a ser menos sedutor. Quem prefere um estilo que não é o da vez ou procura propostas de outras coleções ou procura muito pelo que realmente quer, ou contente-se com o que é exposto agora. Mas o que de fato acontece é que nos apropriamos destes lançamentos. Quando percebemos nos encontramos atraídos e dominados por estas novas propostas: nessa estação são estas peças que traduzem quem sou agora. Logo, nos renovamos a cada estação, mudamos, brincamos, nos encontramos e nos perdemos. Um elemento que outro, invariavelmente será adotado, pois as necessidades e desejos criados são muitos. E quem não gosta de uma novidade?
Tendências obedecem a sistemas específicos de difusão, a moda não obedece ao acaso, é fruto de uma escolha coletiva. Ela responde a um tipo de sensibilidade específica, consagrada pelo culto ao novo e à mudança. As tendências podem ser comparadas a um rodízio, porém meio limitado: acabado os ingredientes, ou substitui-se ou retira-se do cardápio.

Um comentário:

  1. Dani dani.. Gosto das coisas que tu escreve, que por sinal a senhorita escreve muito bem. Invejinha hahaha!
    Beijão querida! Bruna

    ResponderExcluir