quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Algumas relevâncias sobre tendências



Tender para, atraído por, predisposição, inclinação, aquilo que leva a agir de uma determinada maneira, são alguns conceitos etimológicos que definem tendência. Dentro da sociedade contemporânea, este conceito é construído com base nas idéias de movimento, mudança, representação do futuro, evolução, e sobre critérios quantitativos. Por ser uma manifestação dinâmica, a tendência é caracterizada pela idéia do movimento que se esgosta em si mesmo, tende para um fim. É um fenômeno temporário, constituido por diferentes fases, estruturadas por pontos culminantes e decadentes, passando do entusiasmo ao desinteresse.

Para a moda, tendências são quaisquer fenômenos de polarização pelo qual um mesmo objeto seduz simultaneamente um grande número de pessoas. Quando escasseiam os motivos para preferir um objeto a um outro, podemos ter certeza de que se trata de uma tendência. Terminado um ciclo, inicia-se outro, onde o novo torna obsoleto o que lhe era anterior. A moda não obedece ao acaso, é fruto de uma escolha coletiva. Ela responde a um tipo de sensibilidade específica, consagrada pelo culto ao novo e à mudança.

Na verdade, tendências englobam sistemas complexos que sofrem variações, devendo ser considerados como um todo. A interpretação do que ocorre no macro-ambiente, ambiente composto pelas esferas econômica, social, política, tecnológica e natural, levando em conta gostos diferenciados, o comportamento e os valores adotados pelo indivíduos, conduzem à observação e detecção de sinais. A sensibilidade para identificar e traduzir estes sinais que são complexos e sutis, se mostra extremamente importante no trabalho de interpretar e detectar tendências emergentes. O resultado desta tradução não é apenas uma direção a ser seguida, mas a percepção de condições possíveis e plausíveis com relação ao futuro.

Dois grandes princípios regem a temporalidade das tendências e evidenciam a essência pós-moderna da moda: “amor pela mudança e influência determinante dos contemporâneos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário