terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Desejo de consumo


Que a moda é um grande mercado de consumo, disso não há dúvida. A moda impulsiona esse desejo de consumo das pessoas. Grande aliado desse fenômeno consumista é o marketing, que faz gerar o sentimento e a necessidade de possuir esses objetos. O homem sentiu a necessidade de se cobrir primeiramente não por necessidade e proteção ou pudor, mas para adornar-se, enfeitar-se.

A moda trabalha com os valores, as necessidades e os desejos das pessoas no dado contexto em que se manifesta. Hoje a moda aliada com o marketing faz o jogo da sedução. O desejo de consumo hoje é voltado para a sexualidade. Desde sempre houve a sedução do feminino e do masculino, mas isso se tornou mais evidente e explorado pela moda nesse contexto atual. A sexualidade tornou-se alvo da moda.

A moda está em tudo, se apropria de outros meios (como arte, psicologia, economia, política...), utilizando-se e sendo usada para explorar o desejo de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário